sábado, 24 de março de 2012

The Hunger Games (Jogos Vorazes - 2012)



Diretor: Gary Ross
Elenco: Jennifer LawrenceJosh HutchersonLiam HemsworthWoody HarrelsonElizabeth BanksLenny KravitzStanley Tucci
SinopseNa América do Norte do futuro, o país Panem mantém o controle sobre os cidadãos através de uma competição. 24 jovens, representantes de 12 distritos, têm que lutar entre si por sobrevivência. Depois que a irmã mais nova é convocada a participar no jogo, a garota de 16 anos Katniss Everdeen se voluntaria para substituí-la. Na competição, Katniss se vê obrigada a tomar uma série de decisões críticas para sobreviver, entre questões morais de amor e humanidade.


Como disse no post sobre John Carter, eu estava com um ótimo pressentimento sobre esse filme (sem nem saber por que). Não li o livro (mas é bem provável que agora eu leia) e não sabia nada da história. Para nooossa alegria minha felicidade, me surpreendi demais com o que assisti. Começando pelo fato de tudo acontecer num futuro sem data definida, que se mistura com elementos do passado de uma maneira muito legal.


Um dos elementos mais gritantes são as roupas. No início, a impressão que temos é de uma época mais antiga e de repente nos deparamos com uma espécie de Lady Gaga. Eu simplesmente amei o efeito disso.


Os temas retratados são bem fortes, como a crítica à guerra e ao BBB à  política manipuladora ("pão e circo"). A ideia de morte e sacrifício está sempre presente e assim todo o filme é uma grande aventura com um clima de tensão e tristeza. E claro, algumas doses de comédia e romance não poderiam faltar.


Vamos ao elenco. Jennifer Lawrence é simplesmente fantástica e como fez em "Inverno da Alma", guia o filme como algumas atrizes mais velhas nunca sonharam em fazer. Josh Hutcherson, o menininho de "Ponte para Terabítia", cresceu (descobri que temos a mesma idade e nascemos quase que na mesma semana, o que significa que eu também estou ficando velho e que ele teve mais sorte na vida do que eu) e fez um trabalho super competente. Aliás, todo mundo atua super bem, o que prova mais uma vez à saga Crepúsculo que é possível fazer adaptações de qualidade - incluindo todas as crianças - então vou destacar só mais o Satanley Tucci, ótimo com sempre.


A trilha sonora acompanha a tensão do filme, mas passa também a ideia de esperança. A personagem principal, Katniss, canta uma canção de ninar para a irmã mais nova e que tem tudo a ver com a segunda música dos letreiros, "Safe and Sound"- Taylor Swift feat. The Civil Wars. "Hold on to this lullaby, even when the music's gone". 


O filme tem seus probleminhas de alguns fatos (e tecnologias) sem a devida explicação, mas pra mim os pontos fortes foram tão fortes que ignorei os demais.


Como fui numa sessão lotada, foi difícil chorar com tanta gente atrapalhando, mas assim que assistir de novo com gente civilizada, aposto que vou me emocionar bem mais. Mal posso esperar pra ver novamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário