quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

The Artist (O Artista - 2011)


Direção: Michel Hazanavicius
Elenco: Jean DujardinBérénice BejoUggieJohn GoodmanJames Cromwell 
Sinopse (Cinema em Cena): O filme se passa na Hollywood de 1927 e conta a história do astro de cinema George Valentin, que, enquanto se preocupa com o futuro de sua carreira com a chegada do cinema falado, se apaixona por Peppy Miller, uma jovem dançarina que busca o sucesso.




Filme francês, em preto e branco, mudo. Isso presta? E como!


"The Artist" é ótimo. Lembra bastante "Cantando na Chuva" - um dos meus filmes preferidos - por causa da temática e da história em si, mas os dois filmes encantam de maneiras totalmente diferentes.


Os dois protagonistas fazem um trabalho lindo. Jean Dujardin e Bérénice Bejo guiam todo o filme somente com a expressão corporal. Aliás, esse tipo de filme te faz lembrar como outros aspectos além da voz e da cor fazem toda a diferença. Um deles é a trilha sonora, super bem produzida.


Não posso esquecer do cachorro, Jack. Sua interpretação é tão boa que até lançaram uma campanha no Facebook chamada "Consider Uggie" (Uggie é o seu nome na vida real) pedindo pra que ele fosse lembrado nas premiações! 


Bom, agora só vendo o filme pra apreciar sua beleza e simplicidade em cada detalhe.


2 comentários:

  1. Você não tem noção do quanto eu estou querendo ver esse filme. Eu tenho uma paixão enorme por essa época!
    Mas eu estava no meu projetinho trilha sonora Oscar 2012 e pensei uma coisa (e fiquei feliz de ver outras pessoas pensando o mesmo): a trilha é linda - e boa parte do filme parece ser feito por conta dela -, mas até onde ela é tão original assim?
    Enquanto nos outros indicados o compositor teve a escolha de compor daquela forma, com aquela influência, em "O Artista", com a intenção de recriar um filme mudo o compositor fez um ótimo trabalho, mas o processo criativo de pensar em como a música deve ser não existiu, pois já era esperado aquele estilo de música.
    Acho que ficou confuso, mas eu não sei explicar direito.
    Volto pra comentar quando eu vir.

    ResponderExcluir
  2. Acho que entendi o que você quis dizer. E aproveitando que você tocou nesse assusto, eu acho que não deveria ser "Melhor Trilha Original", mas "Melhor Trilha". De uns anos pra cá eles mudaram as regras da categoria: "Scores diluted by the use of tracked themes or other preexisting music, diminished in impact by the predominant use of songs, or assembled from the music of more than one composer shall not be eligible." Não gostei da mudança porque eles pararam de indicar filmes da Disney só por ter canções ¬¬

    ResponderExcluir