sábado, 25 de fevereiro de 2012

Extremely Loud and Incredibly Close (Tão Forte e Tão Perto - 2011)


Direção: Stephen Daldry
Elenco: Tom HanksSandra BullockThomas HornMax von SydowViola DavisJohn Goodman
SinopseCheio de imaginação, garoto de nove anos realiza busca em Nova York para encontrar a fechadura em que se encaixa a chave deixada por seu pai, morto nos atentados de 11 de setembro de 2001.


O último da minha listinha pro Oscar e assisti com a expectativa lá embaixo, pois só li críticas e comentários falando muito mal de praticamente todos os seus aspectos. E pra minha surpresa, eu ADOREI o filme!


O protagonista é um menino inteligente que nem o Hugo mas problemático com um toque de Nina de Cisne Negro, que precisa superar a perda do pai, além de entrar numa aventura para descobrir o porquê dele ter deixado um certo objeto como "herança" que nem o Hugo. Uma palavra que define bem o filme é "superação" e eu achei lindo o jeito que isso foi trabalhado.


O elenco é excelente, com os sempre ótimos Tom Hanks e Viola Davis, e uma ótima interpretação da Sandra Bullock - eu sou muito chato com ela em filmes dramáticos, mas realmente gostei da performance dela aqui. Eu particularmente adorei o personagem principal, Oskar Schell - com toda sua chatice - e amei a interpretação do ator (mais um novato promissor, Thomas Horn). E tenho que comentar, ele é a cara da Saoirse Ronan (lê-se Sirsha), que é uma das minhas "queridinhas":




O roteiro é cheio de frases, diálogos e silêncios de impacto, do jeito que eu gosto. A trilha é bem normal, mas eficiente (Alexandre Desplat, de novo) e o visual é lindo, cheio de cenas e imagens simbólicas. E pra fechar o "pacote de coisas que me fazem gostar num filme", me fez chorar. Minha maior surpresa dentre os indicados desse ano, com certeza foi esse filme!


De tantas frases que eu gostei, vou escolher essa pra fechar o post: "Do you need a hug?".

2 comentários:

  1. Eu tbm adorei... e chorei praticamente o filme inteiro! sai do cinema com a cabeça doendo de tanto chorar hahahaha
    Fiquei impressionada com o tanto que o menino parece o tom hanks!
    E tbm tinha percebido as semelhanças com o hugo: pai morre, um tem que encontrar a chave, o outro a fechadura...
    Uma coisa que eu gostei muito foi que durante o filme inteiro eu fiquei pensando: que raio de mãe é essa que deixa esse menino sistemático e problemático solto em nova york? e no fim minha pergunta foi respondida brilhantemente hehehe lindo lindo lindo!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa pelo que a menina do comentário acima falou sobre a mãe deixar o menino solto por Nova York...
    Gente, nem acredito que vc viu todos os filmes do Oscar, eu nunca faço esse tipo de sacrifício FBKGJBLSGBJFBFDJKBG Agora to na dúvida se eu irei gostar ou não, pq eu já cansei do 11 de Setembro (com todo respeito à todas as vítimas), mas talvez esse pseudo Hugo Cabret me agrade, pois já tem alguns quesitos que me gustan: crianças talentosas e personagens problemáticos (chamar o menino de Nina? Coitado!)
    Pretendo ver, depois passo aqui pra dizer o que realmente achei (:
    Ótima resenha!!

    ResponderExcluir