segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

The Tree of Life (A Árvore da Vida - 2011)


Direção: Terrence Malick
Elenco: Brad PittSean PennJessica Chastain
Sinopse (Cinema em Cena): A jornada de Jack pela inocência da infância e a desilusão da vida adulta, quando tenta se reconciliar com seu pai.

Li várias críticas falando hiper bem sobre o filme, por ser diferente, "not mainstream" e tals. E pensei que fosse gostar do filme por causa disso, mas me enganei. Achei muito chato! Claro que o filme é benfeito, o visual é lindo (dá uma olhada na imagem abaixo), tem algumas sequências muito bonitas, tem a Jessica Chastain, mas no geral não funcionou pra mim.



O diretor quis fazer uma super reflexão sobre o sentido da vida. O filme aborda desde a origem da vida (sim, o Big Bang), passando pleos amigos dinossauros em cenas que parece que mudamos para um documentário do Discovery Channel,  chegando ao drama da vida do Jack, tudo isso num roteiro de narrativa "não-linear", com poucas falas, lotado de simbolismos e muuuuuuito lentoA trilha sonora (Alexandre Desplat) me irritou pra caramba e se divide basicamente em silêncio e música clássica.


A outra coisa que gostei no filme além do visual foi o elenco. Preferi o Brad Pitt aqui do que em "Moneyball" e o menino que faz o Jack pequeno (Hunter McCracken) tem futuro. Jessica Chastain (de "The Help") é uma revelação e tem grandes chances de ganhar o Oscar em breve - ela será Lady Diana no filme "Caught in Flight".


Vou parar por aqui. Espero que outras pessoas aproveitem melhor o filme do que eu. Mas aviso que precisa de paciência! haha

Citação bonitinha e clichê do filme: "The only way to be happy is to love. Unless you love, your life will flash by."

Um comentário:

  1. Tô escrevendo um post com todos os filmes do oscaar como fiz ano passado, e JURO que escrevi meu comentário sobre esse filme antes de ler o seu post (faço isso com todos para não correr o risco de ser influenciada ou fazer qualquer plágio, ainda que sem querer), mas é impressionante o quanto nossa opinião é igual, até no comentário sobre discovery channel, vc verá! Enfim, só mais uma coisa: na hora que tava vendo o filme pensei: aposto que Pablo Villaça vai dar 5 estrelas nesse trem kkkkkkkkk me senti uma pessima cinéfila na hora, mas vindo aqui fico mais aliviada!

    ResponderExcluir