segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

The Social Network (A Rede Social)



Direção: David Fincher
Roteiro: Aaron Sorkin
Elenco: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Armie Hammer, Brenda Song, Rashida Jones, Rooney Mara, Max Minghella
Ano de lançamento (EUA): 2010
Vencedor do Oscar de Melhor: Roteiro Adaptado, Trilha Sonora (Trent Reznor e Atticus Ross), Montagem
Indicado ao Oscar de Melhor: Filme, Diretor, Ator (Jesse Eisenberg), Fotografia, Mixagem de Som

David Fincher narra a criação do Facebook de uma maneira empolgante. Muita gente pensa que o filme vai ser chato por tratar desse assunto, mas acaba se enganando.

Logo no início do filme, conhecemos o gênio do gênio (hehehe) Mark Zuckerberg (Jesse Einsenberg) em um encontro com sua até então namorada, que termina com o relacionamento no fim da conversa. Um jovem que chega ser irritante de tão inteligente. Mas como Erica (Rooney Mara) faz questão de ressaltar, Mark não conseguirá outra garota não por ser um nerd, mas por ser um completo idiota. Com raiva pelo fim do namoro, ele fala mal dela em seu blog e cria um site para que garotos comparem a beleza das garotas de Harvard. Com tantos acessos, que fazem a rede da universidade cair, “FaceMash.com” pode ser um marco importante de um futuro promissor.

Por causa do sucesso do site, os gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss (Armie Hammer) convidam Mark para fazer parte da criação de uma rede social entre os estudantes de Harvard. Com a ajuda financeira de seu melhor amigo Eduardo Saverin (Andrew Garfield), Zuckerberg aproveita a idéia dos gêmeos (sem utilizar os mesmos códigos), para criar uma rede social que acaba se expandindo no mundo inteiro.

Durante o filme, acompanhamos todo o processo de criação do site, assim como os processos legais a que Mark tem que responder, por causa de traições aos gêmeos e a Eduardo – todo ato tem consequências. Fincher faz uma excelente montagem, fazendo um ”jogo cronológico” entre as duas situações. O roteiro é bem acelerado, e é difícil entender totalmente algumas cenas assistindo-as só uma vez – a primeira cena é o melhor exemplo disso.

Entre minhas cenas preferidas, destaco a primeira, o campeonato de remo, o concurso para “estagiários” do Facebook, e a cena em que Mark zoa a advogada de Eduardo por causa de um cálculo (rio toda vez que me lembro hehehe). Na cena do campeonato de remo, câmera e trilha sonora se completam perfeitamente com o uso de uma versão instrumental maravilhosa de ”In the Hall of the Mountain King” de Edvard Grieg.

A interpretação de Jesse Eisenberg é ótima, com trejeitos que me lembram um Brick Heck (da série The Middle) crescido. Muita gente fica morrendo de raiva por que diz que Mark é arrogante, mas a impressão que Einsenberg me passa é de um gênio com manias próprias, mas não “arrogante”. Andrew Garfield faz um Eduardo carismático, com tom dramático na medida certa. Passei o filme inteiro achando que fossem dois atores para os gêmeos e fiquei de cara quando fui pesquisar sobre o elenco e vi que Armie Hammer interpreta os dois, um grande destaque. Justin Timberlake faz um bom trabalho como Sean Parker, e até Brenda Song está razoável como a namorada de Eduardo, Christy Lee (um papel que com certeza não foi sugerido pelo Disney Channel, pois a London de Zack e Cody não brincaria com o namorado no banheiro).

Não sei até onde a história contada é verdadeira, mas o filme faz uma grande denúncia e expõe para reflexão, a grande ironia da criação da maior rede social do mundo por um anti-social. E essa crítica não é só a Mark, mas a toda uma geração. A cena final, em que ele fica atualizando sua página na esperança de ter de novo a amizade de Erica, é repetida todos os dias por muitos usuários da rede social.

Nota: 10/10

2 comentários:

  1. Mereceu o prêmio de montagem! As cenas vão e vem entre contando como a história aconteceu e a audiência das acusações contra Mark de forma que no final tudo se encaixa e você entende perfeitamente a trama. O que eu acho engraçado é o fato de ele ter criado a maior rede social do mundo, mas foi incapaz de manter o relacionamento com seu único amigo! Irônico, né?

    ResponderExcluir
  2. Um filme impressionante em todos os aspectos, como você mesmo falou Fernando eu não esperava muito dele quando fui assistir, achava que seria uma história muito chata de como 3 gênios criaram um site de relacionamento na internet mas estava muito enganado. Outro filme que, pra mim, foi um dos lançamentos do ano e mereceu cada Oscar que ganhou ou recebeu indicação, se ganhasse o de melhor filme seria uma surpresa muito boa e o Jesse Einsenberg fez um trabalho extraordinario incorporando o Mark.
    Tudo nesse filme foi surpreendente para o lado bom, até a trilha sonora ganhou Oscar, eu recomento para quem quiser aproveitar uma história emocionante, tensa e cheia de surpresas

    ResponderExcluir