segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

True Grit (Bravura Indômita)



Direção: Ethan Coen, Joel Coen
Roteiro: Ethan Coen, Joel Coen
Elenco: Hailee Steinfeld, Jeff Bridges, Matt Damon, Barry Pepper, Josh Brolin, Paul Rae
Ano de lançamento (EUA): 2010
Indicado ao Oscar de Melhor: Filme, Diretor, Ator (Jeff Bridges), Atriz Coadjuvante (Hailee Steinfeld), Roteiro Adaptado, Direção de Arte, Figurino, Fotografia, Mixagem de Som, Edição de Som

Os irmãos Coen não podiam escapar do Oscar, né? True Grit conta a história de uma menina de 14 anos, que vinga a morte do pai com a ajuda de um xerife bem peculiar. E os Coen fizeram um belo trabalho nessa refilmagem (o filme original é de 1969).

O filme começa com metade de um versículo bíblico, numa tela preta. “O ímpio foge sem que ninguém o persiga”. A outra metade é concretizada no longa em si: “Mas o justo sente-se seguro como um leão”. E Mattie (Hailee Steinfeld) é a personificação disso, dentro do contexto apresentado. Uma jovem determinada a fazer a justiça. Mesmo que ela precise de alguns detalhes “ímpios”, como algumas mentiras ou balas disparadas. Mas nada disso atrapalha sua decisão. “Você deve pagar por tudo nesse mundo, de um jeito ou de outro. Nada é de graça, a não ser a graça de Deus”.

Procurando por um homem com “bravura indômita” para ajudá-la em sua missão, Mattie contrata, depois de muita insistência, Rooster Cogburn (Jeff Bridges). Ele concorda em cumprir a tarefa, desde que sozinho, mas Mattie está disposta a acompanhá-lo a qualquer custo. E nos é apresentado o trajeto dos dois – e do ranger LaBouef (Matt Damon) – na busca pelo assassino Tom Chaney (Josh Brolin): com momentos divertidos e outros de muita tensão.

Hailee Steinfeld faz um excelente trabalho como Mattie. Guia a história com muita segurança, mostrando a bravura indômita de sua personagem, com sotaque, olhares e postura, sem se esquecer da idade que tem. Adoro as cenas em que ela faz negócios com o “vendedor de cavalos”. Espero ver mais desse talento em outros filmes. A propósito, ela é atriz principal (claro, é a protagonista), mas precisou ser considerada coadjuvante para ser indicada ao prêmio da Academia.

Jeff Bridges está ótimo como sempre, num papel bem divertido. Seu sotaque e personalidade “bêbada” são uma atração à parte. Destaco também o bom trabalho de Matt Damon, que foi ignorado pelas premiações (só conseguiu uma indicação ao prêmio da Phoenix Film Critics Society).

Ao final do filme, temos a certeza de tarefa cumprida com Mattie 25 anos mais velha. No início do filme ouvimos somente sua voz, e então ela aparece de corpo inteiro. Decisão interessante dos Coen para contar o que aconteceu com seu braço e como foi continuada sua relação com Cogburn.

Nota: 9/10

Um comentário:

  1. Geralmente eu não gosto de faroestes, mas desse eu gostei! Queria que a Hailee Steinfeld tivesse ganhado de atriz coadjuvante. Sendo protagonista do filme, ela ficava forte dentre as coadjuvantes. Mas como ela é nova e muito talentosa, tenho certeza que será indicada mais vezes e ganhará algumas estatuetas!

    ResponderExcluir